Clique para Voltarvoltar

Nova resoluo do Contran para amarrao de cargas

Nova resolução do Contran para amarração de cargas

Confira como as novas normas de amarração de cargas se aplicam aos veículos neste ano.

Em vigor desde janeiro deste ano, a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que itens transportados sejam presos com cintas têxteis, correntes ou cabos de aço, proibindo que cabos ou fitas fiquem presos à carroceria de madeira, para evitar o desgaste estrutural. 

Em 2017, a norma valia apenas para veículos fabricados a partir daquele ano. Já neste ano, a resolução passou a abranger quaisquer carros, independentemente da sua fabricação. A infração é considerada grave, com cinco pontos na CNH e uma multa de R$ 195 reais. 

De acordo com inspetores da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em São Paulo, a medida prevê segurança, uma vez que a estrutura da corda pode gerar atrito com partes da carroceria e a carga se tornar vulnerável, possibilitando o risco de acidentes. Agora, cordas só são permitidas para amarração das lonas de proteção.

Com a nova norma, só poderão ser utilizados materiais com resistência total à ruptura por tração de, no mínimo, duas vezes o peso da carga. Além disso, transportes de cargas indivisíveis em veículos do tipo prancha ou carroceria, como máquinas e equipamentos, devem conter ao menos quatro pontos de amarração, por meio da utilização de correntes, cintas têxteis, cabos de aço ou a combinação entre eles.

Por fim, a resolução também destaca que dispositivos de amarração só poderão ser passados pelo lado externo da carroceria caso o veículo seja do tipo carga seca e quando esta ocupar totalmente o espaço interno da carroceria.

Confira as opções ideais para amarração de carga:

Olhais ou alças soldáveis:

São olhais ou alças de aço que poderão ser fixadas na carroceria criando pontos de ancoragem de alta resistência.



Cintas de amarração com catraca: 

São cintas têxteis desenvolvidas para amarração de cargas conforme norma ABNT NBR 15883 - Cintas têxteis para amarração de cargas - que estabelece todos os requisitos, cálculos e planejamento, necessários para uma fixação segura da carga



Lingas de Corrente para Amarração de cargas:

São correntes de alta capacidade de carga produzidas em aço grau 8 ou superior, especificamente desenvolvidas para içamento e amarração de cargas, são extremamente versáteis dando possibilidade de diversas configurações de montagem e ajuste de comprimento.


Lingas de Cabos de Aço para Amarração de cargas:

São cabos de aço com as extremidades dobradas e fixadas com grampos que quando associadas á esticadores possibilitam a amarração e ancoragens de cargas.


Sérgio Castanheira

Por Sérgio Castanheira
Engenheiro de Produção

Quinta, 22 de Março de 2018

POSTS RELACIONADOS

CADASTRE-SE PARA RECEBER
NOSSA NEWSLETTER

Acompanhe nossas redes sociais.

Facebook
Linkedin
Youtube

ACRO SÃO PAULO


Pin

Rua Nilton Coelho de Andrade, 1326
Pq. Novo Mundo - São Paulo - SP
acrocabo@acrocabo.com.br

ACRO PARANÁ


Pin

Rua Carlos de Laet, 925
Vila Hauer - Curitiba - PR
acrocuritiba@acrocabo.com.br

CONTATO


Phone

ACRO SP
+ 55 11 3299-5400

 


ACRO PR
+55 41 3045-7500

2017 Acro Cabos. Todos os direitos reservados.