CABOS DE AÇO DE ELEVADOR: QUANDO SUBSTITUIR?

Os cabos de aço de elevador são submetidos a cargas intensas de trabalho, pois não apenas movimentam quantidades elevadas de peso, como também o fazem com alta frequência: basta refletir quantas vezes por dia o elevador de um prédio é acionado, por exemplo.

Além disso, não são apenas nos edifícios prediais que os elevadores e, consequentemente, os cabos são usados. Em canteiros de obras, fábricas, estações de metrô, dentre outros, os elevadores são aplicados para movimentação vertical de pessoas, cargas e maquinários.

Quando substituir os cabos de aço de elevador?

A periodicidade de troca dos cabos de aço aplicados em elevadores é uma preocupação e uma dúvida comum entre os responsáveis por garantir o bem-estar e segurança daqueles que utilizam esse dispositivo, como mestres de obras, zeladores, síndicos e engenheiros.

Por isso, vale a pena atentar-se para as informações abaixo:

  • Os cabos de aço de elevador também são chamados de cabo de tração elevador e possuem uma configuração determinada: 8 grupos de 19 arames torcidos envoltos em uma fibra de sisal, o que o faz apresentar elevado coeficiente de segurança;
  • Este cabo de aço 8X19 com alma de fibra deve estar em perfeito estado de conservação para garantir que o movimento realizado pela cabine de passageiros e de carga não apresente nenhum risco ou instabilidade aos usuários;
  • Em situações ideais, os cabos têm duração de até 25 anos, porém as condições do ambiente podem afetar sua vida útil. Daí a importância em fazer manutenções periódicas para assegurar-se do bom estado de todos os cabos;
  • Porém, se durante uma inspeção de rotina forem notados trechos desgastados dos cabos, pontos de oxidação, deformações, arames partidos ou amassados será preciso providenciar a troca de todos os cabos e não só daquele que está em mal estado.

Dessa forma é possível garantir e potencializar a eficiência do sistema de elevadores e não colocar a vida dos passageiros em risco. Por fim, vale salientar que o uso de cabos de aço de elevador de boa procedência é fundamental para assegurar-se de sua durabilidade.

Manutenção e descarte

A montagem correta dos cabos do elevador aumenta consideravelmente sua vida útil. Assim, caso seja notada alguma irregularidade, como cabos que “raspam” nas paredes e nas lajes, o melhor a fazer é chamar uma equipe especializada para solucionar o problema.

Além disso, manter o cabo de aço usado limpo e bem lubrificado evita o atrito entre ele e as engrenagens e ainda o protege de agressões causadas por sujidades e poeira. Mas lembre-se: a manutenção só deve ser feita por profissionais, nada de amadores.

Leia, também: 3 razões para você não comprar cabo de aço usado ou remanufaturado

Tanto a inspeção quanto o descarte devem ser feitos de acordo com o estipulado pela NBR 4309, que prevê as principais anomalias que podem atingir os cabos e ainda os tipos de inspeção realizados, que devem ser de conhecimento do profissional que as realizará.

A Acro Cabos de Aço atua no mercado há mais de duas décadas e abastece o mercado nacional apenas com produtos de alta qualidade, afinal quando se trata de cabos de aço é preciso priorizar a segurança e a eficiência e nossos milhares de clientes

Posts Similares