TALHA DE ALAVANCA: SIGA ESSAS DICAS DE SEGURANÇA

A talha de alavanca é um equipamento industrial usado na elevação de cargas. A sua aplicação ocorre em diversos segmentos e a segurança dentro da rotina de trabalho é fundamental para o operador e para o material transportado.

Além de fábricas, a talha de alavanca é usada em fazendas, minas, na construção civil, em cais, docas e armazéns com a grande vantagem na aplicação quando há indisponibilidade de energia elétrica em trabalhos ao ar livre, por exemplo. Quer saber mais? Acompanhe!

Cuidados com a talha de alavanca

Para que a talha de alavanca entregue o melhor resultado em seu uso é preciso tomar alguns cuidados. Por isso, confira dicas que, independentemente do segmento, são úteis para a correta aplicação da talha de alavanca no cotidiano industrial. Confira!

Em relação ao uso e o cuidado no manuseio:

  • Verificar a existência de torções, dobras, danos ou desgastes;
  • Manter a lubrificação em dia;
  • Evitar o desalinhamento da carga com a talha;
  • Não caminhar sob uma carga içada;
  • Jamais usar a corrente ou gancho como aterramento para soldagem;
  • Jamais ultrapassar a capacidade estabelecida marcada na talha;
  • Evitar o içamento de cargas com duas talhas. Se a operação for inevitável, consulte um profissional especializado.

Além disso, é preciso respeitar as especificações da ferramenta e não esquecer da manutenção e das inspeções de rotina.

A segurança da talha de alavanca passa diretamente pela inspeção e manutenção adequadas deste equipamento. Seguir as recomendações do fabricante prolonga a vida útil do produto, reduzindo custos.

Alguns itens de inspeção e manutenção são obrigatórios. A cada mês, o responsável pelo teste do equipamento deve verificar os ganchos medindo sua abertura. Além disso, diariamente, deve procurar por deformações ou outros danos.

Técnicas de inspeção e manutenção

Outros pontos em que a inspeção e manutenção funcionam é para danos ocasionados por produtos químicos, também fissuras, deformações ou desgaste excessivo que pode prejudicar a talha de alavanca requerendo a substituição.

Testar a talha de alavanca também é um item importante no quesito segurança. Faça-o com carga. O responsável deve ficar atento ao encaixe da corrente sob as castanhas. A recomendação seguinte é a de sempre limpar a corrente antes.

Quando o diagnóstico do teste de segurança chegar ao resultado de que mais de 10% do diâmetro da corrente está desgastado, é a hora de realizar a substituição. Desta forma, se garante a segurança de quem manuseia bem como da carga.

Outra dica é escolher certo o seu fornecedor

Agora que você está bem informado sobre a talha de alavanca e todos os itens de segurança envolvidos, chegou o momento de escolher o fornecedor deste produto. Assim, procure empresas com amplo portfólio e atuação em diferentes setores.

Um bom exemplo de fornecedor é a Acro Cabos de Aço, que conta com as linhas de produto mais consagradas na indústria, entregando também linhas de cabo de aço, correntes, cabos e cintas de poliéster para diferentes segmentos, entre outros.

Quando você escolhe um fornecedor estabelecido no mercado não está apenas comprando um bom produto, mas também um pós-venda diferenciado e um atendimento que visa o estabelecimento de uma parceria de longa duração.

O que sua empresa precisa para movimentação e elevação de cargas, você encontra aqui. Solicite um orçamento clicando aqui ou pelo WhatsApp.

Posts Similares