POR QUE CONHECER A COMPOSIÇÃO DO CABO DE AÇO?

O cabo de aço configura-se como um elemento mecânico criado com o objetivo de servir como elo de dois componentes em um sistema específico de tração. Por esse motivo os cabos de aço são utilizados para elevação, movimentação e amarração de cargas.

No geral, a composição do cabo de aço é utilizada como indicação de qual será sua melhor performance, seja resistente à abrasão, à flexão, ao enrolamento e etc.

É possível dizer que o cabo de aço é composto por arames que são torcidos em volta de um arame central formando agrupamentos chamados de pernas, onde essas pernas são, novamente, torcidas em volta de uma alma que pode ser outro cabo de aço, chamado alma de aço independente, outro agrupamento de arames igual à perna chamada de alma de aço , ou de fibras naturais ou artificiais.

Além disso, o processo de fabricação do cabo de aço consiste em uma tarefa singular: juntar arames com torção em forma de hélice e garantir que essa torção não se desfaça após o processo de fabricação.

Essa garantia se chama pré-formação, ou seja, a grande maioria dos cabos com exceção dos cabos mais finos possui essa etapa durante seu processo produtivo, garantindo a permanência dos arames naquela posição, sem essa etapa, todos os arames do cabo de aço tenderiam a ficar retos novamente.

Quais os tipos de composição do cabo de aço

Existem várias composições de cabos de aço, dentre elas, vamos destacar as mais comuns, lembrando que, além das composições que indicam a performance do cabo, temos, também, de lembrar que outras características devem ser levadas em conta na hora de escolher o cabo de aço, tais como o diâmetro, acabamento e resistência.

Confira 3 tipos de composição do cabo de aço disponíveis no mercado:

• Seale: é a composição mais indicada para cabos que sofrem abrasão, nela os arames da camada mais externa, possuem diâmetros mais grossos, resistindo, assim, melhor ao desgaste sem apresentar ruptura, estes cabos não são indicados para equipamentos que enrolam os cabos em tambores, pois sua resistência ao enrolamento e fadiga gerada nessa flexão é baixa.

• Filler: essa composição possui uma resistência à abrasão e flexão mediana, ela possui como principal característica, arames de enchimento que são posicionados entre a camada de arames mais externa e a primeira camada interna, fazendo um preenchimento interno que seria ocupado pelo deslocamento dos arames durante a utilização do cabo. Ele é muito utilizado na fabricação de lingas de cabos de aço e em equipamentos de baixa complexidade de aplicação como guinchos de carga e bate-estacas.

• Warrington-Seale: é uma combinação de duas composições, a Warrington que possui arames de diâmetros finos e grossos, proporcionando um ótimo preenchimento interno dando flexibilidade ao cabo, junto com a composição Seale, que traz arames mais grossos para a camada externa, dando resistência à abrasão. É a composição mais indicada para equipamentos que possuem polias e tambores de enrolamento, tais como guinchos, talhas elétricas e pontes rolantes.

A Acro Cabos de Aço trabalha com todas as composições apresentadas acima e outras especificadas de acordo com a necessidade de cada cliente, oferecendo, assim, um catálogo completo e capaz de atender aos mais diferentes tipos de projetos do mercado.

Com experiência nas áreas de construção civil, mineração, indústrias em geral, agrobusiness, segurança, transporte, petroquímica e outros.

Posts Similares