Utiliza-se muito o cabo de aço no mundo em que dominam as indústrias. Ele proporciona resistência à construções civis e equipamentos, bem como, auxilia no transporte seguro de cargas. Assim, essas peças resistentes resultam do avanço tecnológico das ciências.

O que é cabo de aço?

São peças que se formam pela liga de aço e que têm funções mecânicas. Ou seja, que são usadas para facilitar movimentos. Esses materiais transmitem força aos objetos, para que se movam na direção que se deseja. Assim, as posições que se deslocam são:

  • Vertical;
  • Horizontal;
  • Inclinada.

A depender da forma que são feitos, eles podem apresentar maior ou menor flexibilidade. Assim, para avaliar qual se deve utilizar, necessita-se compreender como a combinação dos seus componentes irão levar benefícios ao que se deseja.

Como se faz cabo de aço?

Em geral, a liga metálica em questão tem como principais componentes químicos, o ferro e o carbono. Logo, essa base também forma o cabo de aço. Assim, seus principais tipos são:

  • Galvanizados;
  • Inoxidáveis;
  • Polidos;
  • Revestidos.

Sobre a estrutura, os principais elementos são as pernas e a alma. Nesse sentido, os primeiros referem-se a um conjunto formado por fios de arames que rodeiam e sustentam o segundo, que é o eixo da peça.

Cada uma das pernas do cabo é feita de vários fios de arame que formam um só elemento. Já a alma é única e pode ser criada por diferentes materiais: aço, asbesto, algodão ou fibra.

Identificação do cabo de aço

Utilizam-se nomes específicos para caracterizá-los. Assim, eles identificam o total de pernas e o número de fios de arame que as compõem. Além disso, mostram como esses últimos estão enlaçados para formar os conjuntos que rodeiam a alma.

A quantidade de fios de arame e de pernas definem a flexibilidade do cabo; quanto mais, menor a rigidez. Além disso, esses números determinam o valor do produto. Portanto, o custo depende da capacidade de dobra cabo, está aí a importância da avaliação.

Tipos de cabo de aço

O motivo pelo qual se usa o cabo de aço determina qual o melhor para cada situação. Por exemplo, a escolha poderá depender do tipo de indústria que está fazendo uso. A seguir, serão descritos os principais.

Os cabos galvanizados

Como o próprio nome indica, são cabos que resultam do processo de galvanização, que consiste na adição de zinco à fórmula do aço. Assim, esse tipo tem por função evitar a corrosão.

Os cabos inoxidáveis

Esses cabos, por sua vez, são conhecidos por serem mais resistentes ao processo de oxidação. Por essa razão, apresentam um maior custo, se comparado aos galvanizados. Sua diferença é a adição de cromo na fórmula.

Os cabos polidos

Os polidos não têm resistência à corrosão como uma característica de destaque. Então, o uso desse cabo de aço não é indicado em lugares afetados diretamente por condições climáticas.

Os cabos revestidos

Faz parte do conjunto que não oxida devido a sua capa protetora. Assim, o destaque do seu acabamento o deixa adequado para que haja um contato humano direto e frequente.

Veja onde se usa cabo de aço

Até aqui mencionou-se de maneira mais técnica sobre esses cabos. Na prática, ainda que não se note, são muito presentes no cotidiano. Veja essa simples lista que mostra seus usos, visto que estão:

  • Nos guidões das bicicletas;
  • Nos elevadores;
  • Nas pontes estaiadas, como na da Marginal Pinheiros em São Paulo;
  • Também em equipamentos das academias.

Destaca-se, por fim, a importância da manutenção dos cabos de aço. Dessa forma, se garantem a resistência e a segurança desses materiais, que foram inovadores para as eras moderna e contemporânea.

Tags: Cabo de aço melhor preço em SP Cabo de aço, Vendas de Cabo de aço, Valores de Cabo de aço, Empresa de Cabo de aço, Cabo de aço de qualidade.
O texto acima "Cabo de aço" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais