O estropo de aço é conhecido também como cabo de levantamento de carga. Por isso, você pode ver esse tipo de equipamento na indústria no transporte de objetos muito pesados ou para prender uma peça na outra.

Como é feito um estropo de aço?

Os estilingues são feitos com uma certa metragem em que em suas extremidades possui um laço. Assim, facilita na aplicação dele a algum objeto ou carga, prender ele a um gancho ou até passar um cabo por dentro e amarrar no produto.

De acordo com a sua preferência, o estropo pode receber variações. Por exemplo, receber acessórios como ganchos na sua extremidade ou anel de carga. Dessa forma, você pode encontrar ele com cinco ou até mais formação, como:

  • Laço com olhais;
  • Laço com olhais e com sapatilha nas extremidades;
  • Uma perna com sapatilha livre
  • Duas pernas com sapatilha livre;
  • Quatro pernas com sapatilha livre.

Existe também a variação em que você pode por outros apetrechos neles, como manilha. Desta maneira, deve pensar exatamente para o que irá utilizar o estropo de aço para evitar problemas no futuro.

O risco de não utilizar cabos de boa qualidade

Apesar de ser feito de aço você precisa se atentar quanto a qualidade de cada cabo e o processo de fabricação. Por isso, é sempre bom que você adquira aqueles que seguem a ABNT.

Com isso, evita que ocorra acidentes já que esse tipo de equipamento está sempre testando o seu sustento. Dessa forma, o laço do estropo de aço mais seguro é aquele que tem o trançado flamengo prensado com presilha.

Como é feito o teste de carga

Para comprovar que o cabo irá aguentar grande pessoa ele é submetido a uma série de testes. Por exemplo, você pode usar uma máquina de atração que aplique o dobro de força sobre o estropo por um minuto e logo depois é passar uma vistoria.

Esse processo é importante para saber se o cabo sofreu algum dano ou desgaste com aplicação de força. Apesar de o cabo passar pelo teste é preciso que você se atente quanto ao limite de peso que pode ser colocado nele.

Faça fiscalização regularmente

Por mais que os estropos tenham passado por vários testes antes de você adquirir, é preciso averiguar sempre se o cabo tem mantido sua integridade. Dessa forma, faça uma inspeção visual antes de utilizar o equipamento.

Critério para o descarte do estropo de aço

Você precisa saber quando é o momento de descartar o laço. Por isso, caso o seu estropo esteja com dez arames rompidos em qualquer parte, um no interior do cabo seis vezes o diâmetro dele ou arames rompidos próximo a presilha é hora de descartar.

Outras razões para o descarte

É preciso também que você tome cuidado quando o cabo possui corrosão, deformação e até danos por calor. Com o objetivo de fazer a substituição o mais rápido possível. Caso encontre algum desses problemas é bom evitar utilizar o cabo.

Antes de levantar a carga com o estropo de aço

Você deve fazer um planejamento do movimento que irá realizar, levante devagar a carga e caso comece a balançar muito espere estabilizar. Dessa forma, evita que force o cabo ou que o mesmo se solte.

Tags: Estropo de aço melhor preço em SP Estropo de aço, Vendas de Estropo de aço, Valores de Estropo de aço, Empresa de Estropo de aço, Estropo de aço de qualidade.
O texto acima "Estropo de aço" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais