O gancho para amarração de cargas é essencial para o transporte por rodovias. Isso porque, todos os dias os produtos chegam até as lojas por meio de veículos de frete. Portanto, veja a importância de prender bem a mercadoria e as regras de uso.

O que é gancho para amarração de carga?

É um acessório usado como suporte para as cintas de amarração de uma carga. Dessa forma, mantém a mercadoria segura durante o caminho. Assim, serve para prender o cabo de proteção em veículos como:

  • Caminhões;
  • Picapes;
  • contêineres;
  • Trens;
  • Aviões.

Nos casos de aviões, trens e contêineres, não existe a possibilidade de a mercadoria cair do veículo. No entanto, a movimentação durante o percurso pode danificar materiais frágeis. Portanto, o gancho para amarração de carga atua na proteção da carga.

Importância para os caminhões

O caminhão é o veículo mais utilizado para o transporte de mercadorias no país. Atualmente, existem cerca de dois milhões de caminhoneiros no Brasil. Dessa forma, o gancho é essencial para a segurança da carga assim como das pessoas envolvidas.

Perigos da queda de cargas

As estradas e ruas do país estão cheias de caminhões carregados para entregas. Desse modo, a queda de uma mercadoria pode atingir carros, motos ou até pedestres e causar acidentes fatais.

Legislação sobre o gancho para amarração de carga

A resolução 552 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), fixa os requisitos básicos para esse tipo de transporte. Dessa forma, ela torna o gancho para amarração de carga obrigatório, além de estipular outras regras como:

  • Carga devidamente tensionada;
  • Ganchos em bom estado de conservação;
  • Distribuição correta dos pontos de fixação.

A lei proíbe também o uso de cordas e exige cabos de aço, correntes e cintas de acordo com o tipo e peso da carga. Além disso, ela determina que veículos de carroceria saiam de fábrica já equipados com os pontos de amarração.

Multas para quem não usar o gancho

O não cumprimento das normas da resolução 552 é considerada uma infração grave. Assim, o motorista sem o gancho para amarração de carga pode receber uma multa de R$ 195. Além disso, a lei estipula cinco pontos na carteira nacional de habilitação (CNH).

Como utilizar o gancho de amarração de carga?

O uso do gancho não atua sozinho para manter a segurança da carga. Portanto, para prevenir multas e acidentes, é preciso atenção com o estado de conservação de outros elementos como:

  • Pontos de ancoragem;
  • Cintas, cabos e correntes;
  • Suporte da carroceria.

O gancho para amarração de carga deve ficar preso entre o ponto de fixação e a cinta. Então, não há a necessidade de aplicar os famosos nós de caminhoneiro para prender o cabo na lateral do caminhão.

Tipos de gancho

Os ganchos vão variar de acordo com a carga e o veículo. Isso porque, o formato, material dos cabos e até as funções fazem a diferença. Por isso, para cada situação, existem modelos diferentes como:

  • Clips para cabos;
  • Elos de ligação de cintas e correntes;
  • Gancho Clévis;
  • Gancho olhal.

Cada um dos exemplos precisa ser usado de acordo com orientações de um profissional. Assim, analise qual tipo de carga deseja transportar e selecione os materiais adequados.

Tags: Gancho para amarração de carga melhor preço em SP Gancho para amarração de carga, Vendas de Gancho para amarração de carga, Valores de Gancho para amarração de carga, Empresa de Gancho para amarração de carga, Gancho para amarração de carga de qualidade.
O texto acima "Gancho para amarração de carga" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais